18 abril 2011

Os índios bonitos e os feios.

Posso até ficar chato, porém a injustiça que é feita com determinadas tribos indígenas no Brasil é algo espetacular, vou voltar ao assunto quantas vezes for necessário, para que pelo menos os meus poucos porém seletos leitores tenham uma visão sobre o assunto.

A cada dez dias um índio Guarani-Kaiowá se suicida no Mato grosso do Sul, esta taxa de suicídio chega a ser 18 vezes maior do que a taxa de suicídios da população brasileira em geral.

A maior taxa de suicídios ocorre na aldeia Bororó onde 13.000 índios vivem em 3.500 há (dá 0,23ha/índio – não dá nem uma chácara). Para variar a igreja na região continua a dizer bobagens, o bispo de Dourados diz que o problema não é só terra, que eles devem ser educados para outras atividades. Claro que todos acham que os índios não devem viver de caça e pesca, porém um mínimo para os índios viverem deve ser dados a eles.
Esta índia é Guarani (depois não venham me dizer que não são bolitos).

Cacique Guarani

Só para dar uma informação das coisas que estão erradas no nosso país, os índios Kayapós, que ficam enchendo a paciência da Usina de Belo Monte (que não irá inundar 1 km quadrado de suas terras) tem cada índio uma área de 2000 há. Por mais mato que tenha na Amazônia dois índios Kayapós possuem mais do que 13.000 índios guaranis é algo que nem o capitalismo selvagem explica. Diga-se de passagem, que 12% do território nacional são distribuídos para menos de 0,5% da população brasileira, os índios Bonitos, enquanto os índios Feios vivem amontoados como ratos, ou seja, não é que falte Terras Indígenas, o problema é que está mal distribuído.

Sting e Raoni
James Cameron e um Kayapó

Agora a pergunta que não quer calar, porque os artistas internacionais e diretores de cinema não olham para estes Guaranis?

3 comentários:

  1. Porque eles são feios!(?) ... Opa, quero dizer ... porque eles não tem terras!

    ResponderExcluir
  2. Pode ser q sim! Mas sem terras não. Nós q somos originais desta terra... vc estudou livro de histórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alex, leia com cuidado a intervenção do Edgar, parece que não entendeste a ironia.
      Ninguém aqui contesta o crime que se fez e se faz com a etnia Guarani e outros que tiveram a desvantagem de ter o contato com o branco a mais tempo.
      Os guaranis-kaiowá são os primeiros donos (apesar de voltando ao passado sabermos que a etnia Guarani estava em expansão territorial no século XXI, e estavam expulsando outras etnias!), mas não vamos ficar com a imagem do beau sauvage de Rousseau, ninguém é anjo nesta Terra.

      Excluir

Favor manter linguagem adequada, críticas são aceitas, porém palavras chulas farão que se delete o comentário.