13 junho 2012

A verdade sobre a potência dos geradores eólicos.

As tabelas abaixo mostram o que foi realmente gerado e o que foi prometido pelos operadores dos geradores eólicos, os dados são do Operador Nacional do Sistema Elétrico, organismo encarregado de comandar a distribuição da energia gerada no Brasil.

A tabela 2, que vem primeiro, mostra que no Nordeste onde as empresas de geração eólica prometem valores de fator de capacidade (relação entre o gerado e a capacidade do sistema) com valores muito acima da literatura mundial (0,50 !!!!). Sombreado em amarelo  estão os piores valores, no caso os valores produzidos de energia elétrica em 2011 e 2012 (até abril de 2012), isto é, são os valores reais que as turbinas geraram.

Vide que no Nordeste os proprietários das Usinas prometeram valores que variam de 0,32 até 0,50 e que realmente em todo o ano de 2011 foi entregue bem abaixo disto 0,20 até 0,42.

Sistemas mais robustos como o de Praia Formosa de com 50 aerogeradores de 2.088kW totalizando 104,4MW só conseguiram gerar 25,57MW nos últimos doze meses, o que dá um fator de  potência de 0,2952 correspondendo a 75% do que foi prometido.


No caso do Rio Grande do Sul, os operadores foram menos ambiciosos e prometeram no máximo 0,37 atingindo em 2011 um fator de 0,4085 na Usina Chato III. Cabe ressaltar que estes valores são dos meses com mais vento no litoral pois as unidades foram colocadas em operação em junho e julho de 2011.


Há uma forte propaganda, que se está revelando mentirosa, que o Brasil como um todo apresenta ventos fantásticos, mas chamo a atenção que os locais escolhidos para estas Usinas são os melhores do Brasil, e quando eles esgotarem a capacidade de implantar aerogeradores, os fatores de capacidade cairão na média nacional em torno de 0,35, um valor muito bom, mas não excepcional.

2 comentários:

  1. Existe alguma versão deste artigo com dados mais atuais ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não tenho me atualizado muito no assunto, estou me dedicando a outros assuntos.

      Excluir

Favor manter linguagem adequada, críticas são aceitas, porém palavras chulas farão que se delete o comentário.